Inspeção predial e a responsabilidade do síndico

Manutenção do Condomínio

Responsabilidade do Síndico na Manutenção

manutenção do prédio com laudo de inspeção periódica

O administrador ou síndico que cuida de condomínio residencial ou comercial, horizontal ou vertical é o responsável direto, pois ele é quem cuida e tem a obrigação definida em estatuto para realizar a manutenção do empreendimento, do prédio. A finalidade é garantir a qualidade edilícia (da edificação).

O síndico precisa garantir, com a previsão orçamentária do condomínio, as manutenções, que elas sejam corretas e dentro da necessidade, implementando o plano de manutenção preventiva também dentro das unidades autônomas e das estruturas não visíveis e ocultas do condomínio, pois é responsabilidade do síndico a garantia do patrimônio de todos os condôminos, como preza a legislação.

É preciso garantir que as informações das manutenções sejam registradas e documentadas. É preciso checar o serviço do prestador de serviços, e também quanto a limpeza final do local que sofreu a intervenção, e se de fato foi feita a atividade preconizada. As verificações precisam ser de rotina também em diferentes sistemas, como hidráulicos, elétricos, ar condicionado, sistema de hidrante (combate a incêndio), pressurização de escada de incêndio, CFTV, alarmes de incêndio e etc. Precisa ser criado condições de acesso regular a todos os ambientes, não apenas improvisando condições de acesso temporário, mas oferecendo facilidade ao trabalho de observação por parte do inspetor quer seja o “faz tudo” do condomínio, ou do auditor e especialista.

Existem três tipos de manutenção:

  • Manutenção Preditiva (conforme o estado real de uso e a sua degradação – desgaste na operação dos sistemas ou equipamentos, e é baseado em laudo técnico, feito por especialista no assunto),
  • Manutenção Preventiva (previamente programada, com base em um período de tempo da existência, e serve para evitar que ocorram falhas e acidentes) e
  • Manutenção Corretiva (corrigir anomalias, sempre após já ter ocorrido algum evento ou dano).
manutenção preventiva para o condomínio

Para a manutenção preventiva, o condomínio precisa seguir um programa regular e com períodos de calendário, sendo pré-definidos, para a revisão dos sistemas do prédio. Embora cada construção tenha as suas peculiaridades, veja este modelo sugerido para manutenção preventiva de edificação hipotética:

Semanalmente

  • Equipamentos industrializados
    • Saunas
    • Geradores de calor
    • Sistema com botoeira de emergência
  • Sistemas hidrossanitários
    • Reservatórios de água potável
    • Sistema de irrigação
    • Bomba de recalque de esgoto e seu backup
    • Piscinas
  • Sistemas de incêndio
    • Obstrução e operação de portas corta-fogo
    • Presença, condições de acesso aos Extintores e nível da carga
    • Existencia das mangueiras e peças de operação de hidrantes
  • Inspeção visual de salas técnicas, vazias e que não tem acesso público como casa de máquinas dos elevadores, barrilete de caixa d’água, sala de transformadores

A cada 15 dias

  • Equipamentos industrializados
    • Iluminação e energia
    • Combustível do Grupo gerador e seu ambiente
  • Sistemas hidrossanitários
    • Água servida (caixa de gordura, locais de potencial entupimento)
    • Calhas e coletores de água de chuva (risco de obstrução)

Mensalmente

  • Jardim
    • Manutenção geral
  • Equipamentos industrializados
    • Iluminação e energia
    • Motores e bombas
  • Equipamentos industrializados
    • Pressurização de escada
    • Banheira de hidromassagem / spa
    • Ar condicionado
    • Operação da Iluminação de emergência
  • Sistemas de automação
    • Automação de portas de acesso e de portões
    • Observação interna das caixas e por onde passam os fios e cabos de dados, informática, voz, telefonia, vídeo, TV, CFTV e segurança perimetral
  • Revestimentos de parede, piso e teto
    • Pedras naturais (mármore, granito e outros)
  • Sistemas hidrossanitários
    • Ralos, grelhas, calhas e canaletas
    • Bombas de incêndio

A cada 2 meses

  • Equipamentos industrializados
    • Gerador de água quente
    • Iluminação de emergência

A cada 3 meses

  • Equipamentos industrializados
    • Banheira de hidromassagem
    • Elevadores, escadas e esteiras rolantes
  • Esquadrias
    • Esquadrias de janelas e portas em vidro e em alumínio
  • Sistemas hidrossanitários
    • Caixas de esgoto, de gordura e tubulação de passagem de águas servidas

A cada 1 ano

  • Estrutural
    • Lajes, vigas e pilares
    • Revestimento de fachadas
    • Marquises e balanços
  • Equipamentos industrializados
    • Sistema de segurança
    • Gerador de água quente
    • Sistema de aquecimento individual
    • Banheira de hidromassagem / spa
    • Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas
  • Dedetização
    • Desratização e desinsetização (Residencial)
  • Impermeabilização
    • Áreas molhadas internas e externas, piscinas, reservatórios, coberturas, jardins, espelhos d’água
  • Rejuntamentos
    • Rejuntamentos e vedações
  • Revestimentos de parede, piso e teto
    • Paredes externas/ fachadas e muros
    • Piso acabado, revestimento de paredes e teto
    • Deck de madeira
  • Instalações elétricas
    • Quadro de distribuição dos circuitos
    • Tomadas, interruptores e pontos de luz
    • Sistemas de ara-raios
    • Medição de aterramento do sistema
  • Esquadrias
    • Esquadrias e elementos de alumínio
    • Vidros e seus sistemas de fixação
    • Esquadrias e elementos de madeira     
    • Esquadrias e elementos de ferro
  • Sistemas hidrossanitários
    • Tubulações
    • Metais, acessórios e registros
    • Limpeza de caixas de água de consumo
  • Equipamentos de incêndio
    • Recarga e validação de Extintores portáteis
  • Instalações gerais
    • Sistema de cobertura e fechamentos externos

Antes do 5º ano do Habite-se (Certificado de Conclusão da Obra)

  • Análise de todo o edifício para se certificar quanto aos vícios visíveis e garantia da construtora

Este é um exemplo de programa meramente em caráter educativo, ele precisa ser validado para cada condomínio, em razão das peculiaridades que cada prédio possui.

Síndico e a Manutenção do Condomínio

A manutenção do prédio garante que as estruturas e sistemas do condomínio estejam seguras para operação, com estabilidade e conforme a necessidade, evitando também a desvalorização dos imóveis (apartamentos, lojas e escritórios) em razão de deterioração dos produtos que compõem o condomínio. Estudos indicam que um imóvel que está em um edifício em péssimo estado de conservação perde de 10 a 12% o seu valor, em relação a um imóvel situado em um condomínio com manutenção mais adequada.

Um livro como relatório de inspeção e vistorias (como documentação) precisa ter informações sobre o que foi reparado, como foram efetuados, por que empresas e por quais profissionais (terceirizados ou não), bem como as condições de contato com estas pessoas, como o número de telefone celular e fixo também, para facilidade de contato em caso de emergência, pois o próprio terceiro pode passar mal, e seja necessário contato com pessoa da família.

Armazenar documentos relativos às manutenções com auditoria e laudos técnicos, ordens de serviço, fotos do antes e do depois, e relatórios de manutenção são formas claras e precisas para a segurança de todos os usuários do condomínio e não apenas do síndico.

Laudo de inspeção predial periódica

A Engenharia DiagnostiKa é empresa capaz, formada por profissional qualificado e especializado, para as atividades de apoio ao síndico e administrador do condomínio. Entre em contato para mais informações:

As sugestões acima são baseadas nas normas da ABNT:

  1. ABNT NBR 5674:2012 – Gestão da Manutenção.
  2. ABNT NBR 15575:1: 2013 – Desempenho em Edificações.
  3. ABNT NBR 14037:2011 – Diretrizes para a elaboração de Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações.
  4. ABNT NBR 12680:2014 -Gestão das Reformas.

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