Hospital que pegou fogo

Incêndio no Hospital Wharfedale

Estudo para o Incêndio do Hospital

Face do hospital após o incêndio – Foto: Kingspan.com

O hospital Wharfedale, que se situa no Reino Unidade estava em fase de construção, e era o período do verão de 2003. O prédio é em aço e com pisos de concreto. O primeiro e segundo andares foram revestidos com Painéis isolados da marca Kingspan PIR, que são aprovados por LPCB (padrão britânico de leis sobre combate e proteção contra incêndios) para uso EXT-B de LPS 1181 (nivel de proteção e locais de uso com circulação de pessoas).
Na data do incêndio, o revestimento do piso térreo ainda não havia sido instalado e o nível do solo estava com os vão abertos e plenos.
Pensou-se que o fogo foi iniciado deliberadamente pelo adesivo que estava sendo derramado sobre as placas de material isolante que foram armazenadas no piso térreo.
A fotografia 1 mostra a área de fogo.

Imagem interna do hospital após incêndio de 2003- Foto: Kingspan.com

O incêndio foi descoberto pelo pessoal de segurança no local e foi feita uma chamada ao serviço de bombeiros que colocou o fogo sob controle em 40 minutos após a sua notificação.
O calor gerado pelo fogo foi bastante significativo, como evidenciado pelo rachamento do piso de concreto acima do fogo e a distorção das vigas de aço na região do incêndio, que haviam sido protegidas por um revestimento intumescente e resistente ao fogo.
O serviço de bombeiros encontrou fumaça leve, mas nenhum incêndio se espalhou aos andares superiores do prédio.
Eles também relataram que, embora a articulação entre as paredes do piso e do primeiro andar não tivesse sido interrompida, não havia propagação de fogo dentro do material do núcleo PIR (que existe no produto homologado para uso).
A fotografia 2 mostra onde a camada exterior danificada pela chama, onde o painel inferior foi levantado para inspecionar a leve camada do núcleo PIR embaixo.

Detalhe (viga e parede) de local afetado pelo incêndio- Foto: Kingspan.com

A imagem principal acima mostra onde os painéis de revestimento isolados na face externa do prédio foram atacados por chamas.

Reduzindo os danos com o Incêndio

É verdade que não havia mobília, nem todos os acabamentos na edificação, o que tornaria maior a capacidade calorífica do local, mas, o incêndio dirou 40 minutos, foi muito grave ao nível do solo (sendo suficiente para danificar o piso de concreto e distorcer as vigas de aço protegidas contra incêndio), porém vemos que os núcleos dos painéis isolados:

  • Não entraram em combustão;
  • Não promoveram a propagação do fogo;
  • Não ofereceram fumaça tóxica significativa

Esta matéria e as fotos são de mérito resultante de estudo do próprio fabricante do material (Kingspan.com), com pequenas edições do autor.

Então, na construção, é necessário contar com projeto em que os materiais atendam as normas, leis, diretrizes, para a redução e controle de riscos, como exigido pela legislação de cada estado.

É importante ter uma avaliação ainda no projeto de arquitetura, para evitar a aplicação de materiais mais inflamáveis.

Para você ter melhor capacidade em respostas, busque a experiência de quem conhece, evitando maiores problemas.

One thought on “Incêndio no Hospital Wharfedale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *