Caixa de água desaba e mata
Há apenas 2 semanas após a entrega do condomínio residencial, pela Cobra Engenharia, uma caixa de água tipo torre cilíndrica em metálica, com 15 metros de altura caiu e 20 minutos após, a segunda caixa de água também caiu, deixando um morto quase 2 mil condôminos sem água, e moradores de dois blocos (5 e 6), sem o apartamento. Isso ocorreu no Bairro Pedro Gabriel, no condomínio São Roque I e São Roque II, em Cariacica, região metropolitana de Vitória, Espírito Santo.
As Duas Caixas de Água Caíram
Com o acidente, o fornecimento de água, de energia e de gás encanado foram bloqueados, apenas após a perícia, foi restabelecido, em partes, para alguns blocos de apartamentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a laje do 5º andar do último pavimento está prestes a ceder. Ao todo, foram evacuados 14 blocos do condomínio. A Defesa Civil Municipal está avaliando a parte estrutural. Cabe ressaltar o que o local possui alvará de incêndio e pânico em dia.
Uma caixa ao desabar, parou somente no chão e lascou a face de um dos blocos residenciais do Condomínio São Roque, abrindo as paredes de diversos apartamentos, e a outra caixa, ao cair ficou apoiada por sobre um dos blocos dos prédios.
Morador afirmara que quanto a situação da água “É muito difícil. A gente passou a virada de ano em uma situação dessa. Temos que agradecer a Deus porque não teve mais mortes. Muitas crianças costumam brincar no pátio”.
Isso ocorreu na quarta feira, dia 30 de dezembro de 2020, às 9 horas da manhã.
A construtora tem se demonstrada prestativa usando um caminhão pipa (tanque) para atender aos moradores, de maneira paliativa, enquanto a situação não for normalizada, e também providenciou duas caixas d’água em PVC (improvisadas) para que cada morador pegue a água com balde, e leve ao seu apartamento.
Os moradores que tiveram os apartamentos atingidos foram remanejados para hotéis da região.
Caixa ao Desabar Mata o Encanador
No acidente o encanador (bombeiro hidráulico) Juscelino Roncon, de 54 anos, estava trabalhando no alto da caixa, na regulagem do saco de boi para ajustar o nível de água e das bombas em uma manutenção da caixa do condomínio, e ele foi lançado ao quinto andar de um dos prédios. Foi resgatado com vida e gravemente ferido, porém, no dia seguinte morreu no hospital Estadual de Urgência e Emergência de Vitória. Caixa de água desaba e mata.
Os responsáveis pela construção do condomínio é a Cobra Engenharia LTDA – 06.940.556/0001-44 (empresa de GUILHERME CAMPAGNARO MARTINS e de JOACYR GUIMARAES MERIGUETTI). Eles contam que as caixas d’água metálicas foram entregues instaladas por uma empresa terceirizada de São Paulo.
No dia 4 de janeiro de 2021, os técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), da Defesa Civil Municipal e peritos de São Paulo que foram contratados pela empresa responsável pela obra, vistoriaram as caixas que desabaram.
A obra sofreu grande atraso para a conclusão, por esta razão havia um pedido para verificação dessas razões, na Câmara Municipal, em fevereiro de 2020.
Várias Famílias sem Água e sem Casa
O sonho da casa própria para 496 famílias de baixa renda de Cariacica foi concretizado com a entrega das chaves de seus apartamentos do empreendimento habitacional Residencial São Roque, em Padre Gabriel. A cerimônia de entrega, do programa Minha Casa Minha Vida, foi na tarde desta segunda-feira (14/12/2020), no condomínio, com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, representantes da bancada federal e da câmara municipal e também da Caixa e da empresa Cobra Engenharia.
Ao todo, quase 2 mil pessoas foram beneficiadas. O projeto foi fruto da união entre Governo Federal, Governo do Estado e ações da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec). O Residencial São Roque recebeu investimento federal de R$ 40,67 milhões. O empreendimento conta com apartamentos de dois quartos, com 49,70 m² de área. Os moradores terão acesso a parque infantil, centro comunitário, quadra de esportes, salão de festas, vaga de estacionamento e guarita, além de redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública, pavimentação e urbanização.
Shirley Correia é moradora do segundo prédio atingido e parte do apartamento em que ela mora ficou completamente destruída. “O meu vizinho do bloco dois me ligou falando que a torre do São Roque 2 tinha caído. Mesmo ficando triste, eu não me preocupei muito, mas depois de 20 minutos ele ligou novamente para falar que a outra torre tinha caído e acertado o meu apartamento, mas eu não sabia o tamanho da gravidade. Perdi tudo”, contou a moradora.
Após a queda, três prédios do condomínio foram interditados pelo Corpo de Bombeiros e os moradores estão sem saber para onde ir. O Corpo de Bombeiros informou que o caso será investigado pela Defesa Civil de Cariacica. Há informações de que o bloco 5 e o bloco 6 que foram gravemente atingidos, devam ser reformados, e possivelmente um deles será demolido, porque a construção é apenas tijolo autoportante, e impacto na cobertura danificou o sistema.
A responsabilidade sobre o empreendimento é do Governo Federal, pois faz parte do projeto Minha Casa Minha Vida. O empreendimento teve a supervisão, vistoria e emissão dos laudos técnicos pelo banco Caixa antes de ser entregue às famílias.
Opinião: Caixa de água desaba e mata em Cariacica- ES, pode ser resumido como um problema de projeto de engenharia, e de manutenção pelo condomínio. Embora a pericia esteja em andamento, o que pode ser observado é que o problema de uma caixa se repetiu na outra, mesmo que de forma diferente, é fácil imaginar que o encanador estava alterando o nível de água da caixa, com a mudança de altura do saco de boi (nível de boia), para obter mais pressão de água e volume de estoque ao condomínio, mas de toda a forma, existe falha de projeto na espessura da chapa que compõe a caixa de água, pois ela precisa ser dimensionada com o coeficiente de segurança necessário, mesmo que se tenha uma carga um pouco acima do projetado ou que se tenha um vento de 90 km/h, para suportar qualquer variação em estado limite dos materiais.
Mesmo após o recebimento do imóvel, é interessante que o condomínio faça o recebimento do imóvel, do condomínio, através de um profissional com capacidade técnica e com experiência. Ao realizar atividades como a manutenção, é indispensável ter contato com profissional habilitado pelo CREA para não ficar na mão e com o conhecimento de um “faz tudo”.
A Engenharia DiagnostiKa é empresa que presta serviços como laudos de inspeção, para que o condomínio possa contar e ter um melhor aspecto, com limites de responsabilidade, qualidade e garantia asseguradas sobre o patrimônio dos envolvidos, e assim, evitar maiores danos, que podem resultar até mesmo, em perda da vida ou a perda da própria casa, como ocorreram neste caso, exatamente.
Peça estudos como laudos de segurança para o local em que você vive, mora e trabalha, entre em contato conosco.
Matéria obtida com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV, e destes outros locais
https://noticias.r7.com/cidades/caixas-dagua-de-15-metros-desabam-em-predio-no-es-30122020