Desabamento de prédio mata 9 pessoas

Fomos surpreendidos na terça feira, dia 15 de outubro, quase 10:30 h da manhã com desabamento de um prédio residencial de Fortaleza.

Este é apenas mais um caso em que os trabalhos de engenharia são negligenciados, e embora estivesse sendo feita a intervenção, temos aspectos, mesmo visuais, que já apontavam algo muito sério, como é possível ver nas em imagens resgatadas da fachada deste prédio, como as quinas em linhas deformadas e as paredes tortas, onde fissura e fraturas na posição do balanço entre a face e a viga imediatamente acima do pilar de apoio da garagem atestam o risco, bem como o alinhamento da grade metálica do perímetro da cobertura, mas de modo muito mais significativo,  vemos a ferragem corroída na base dos pilares da garagem e também em um vazio construtivo, em que nem mesmo havia a camada de concreto de proteção sobre esta ferragem.

A cidade de Fortaleza é o segundo lugar do mundo com maior índice de corrosão salina. Para se ter uma relação nesta ideia, enquanto normalmente um poste de energia elétrica da rua é trocado a cada 25 anos, na Praia do Futuro é preciso trocar a cada 3 anos.

É lamentável a negligência de todos aqueles que moram (ou moravam) neste prédio. Negligência mesmo, porque é o engenheiro a pessoa capaz de determinar o nível de risco e intervenção, mas é quem paga que faz as escolhas. Também infeliz foi o engenheiro que pôs seu nome como responsável técnico e determinou que se iniciassem os serviços em algo que já estava gritando de desespero, prestes a ruir, e que precisava só de uns cutucões para cair. Uma desgraça a escola em que este engenheiro estudou, que não aprendeu o suficiente sobre riscos e segurança.

Problema de corrupção também é vista, porque até onde vai a nossa ganância em “só mais um pouquinho”, “está caro, dá um desconto”, “não é tão urgente, pode esperar um pouco mais”. E a gente vai se vendendo, vai se corrompendo.

Está aí o resultado, de algo invariável. “A Inês está morta!”. E não apenas ela, na figura de linguagem, mas estes, nunca mais…

  • Frederick Santana dos Santos, de 30 anos
  • Izaura Marques Menezes, de 82 anos
  • Antônio Gildasio Holanda, de 60 anos
  • Nayara Pinho Silveira, de 31 anos
  • Maria da Penha Bezerril Cavalcante, de 81 anos
  • Rosane Marques de Menezes, de 56 anos
  • Vicente Menezes, de 86 anos
  • José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos
  • Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos

Nosso lamento, compartilhamos os mais sinceros sentimentos a todos os familiares…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *